A Vitimização
VITIMIZAÇÃO
A vitimização é um processo de auto-sabotagem que ocorre na maioria das vezes inconscientemente , devido a existência e a resistência de algumas "crenças", que trazemos conosco. A vitimização ocorre principalmente com as pessoas reativas, para justificarem suas falhas, imputando a terceiros a responsabilidade dos seus maus resultados.
![](https://static.wixstatic.com/media/a9ff3b_674933c442ec4b0799606831d38e8b2e.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a9ff3b_674933c442ec4b0799606831d38e8b2e.jpg)
A pessoa que está sempre se vitimizando não conhece, verdadeiramente, as suas qualidades e suas fragilidades. Age como se os outros fossem responsáveis por ela. São pessoas que temem assumir a responsabilidade da própria vida e preferem que os outros tenham o controle. Através da sua atitude de se vitimizar, provoca a compaixão alheia, mas, muitas vezes, a antipatia e o isolamento social.
Em vários casos a vitimização leva a um processo de depressão e perda total da auto estima, afetando consideravelmente a produtividade essa pessoa.
A vitimização é um comportamento oposto ao da auto-responsabilidade, exemplos:
“ Essa situação me aconteceu”, “Eu não merecia isso “, “ Essas coisas só acontecem comigo”.
“ Se a empresa me desse mais apoio, eu.....”
“ Se o meu ponto fosse melhor, eu...”
“ Se não fosse a crise, eu...”
“ Se meu marido não me colocasse para baixo, eu...”
“ Se minha família fosse mais fácil, eu...”
“ Se eu tivesse feito faculdade, eu...”
Os exemplos acima, fazem parte do contexto de vida das pessoas que se vitimizam, pois coloca a culpa daquilo que são, nos outros ou em circunstâncias da vida, para justificar os resultados. Chamamos a isso de “historinhas”.
Uns choram pela falta de oportunidade. Outros vendem lenços aos que choram.
Não importa como a sua vida está hoje!
O importante é como você vai se colocar nela!
Como autor ou como espectador?
Pense nisso!